19 de ago. de 2013

O que é mais saudável para sua saúde: Manteiga ou Margarina?

O que é mais saudável para sua saúde: Manteiga ou Margarina?

O que é mais saudável para sua saúde: Manteiga ou Margarina?

 


No café da manhã ou no lanche da tarde, elas estão presentes na mesa do brasileiro. Mas qual será que faz menos mal a saúde, a margarina ou a manteiga?

Ambas são alimentos ricos em gorduras, que podem ser saturadas.

A Manteiga é o produto derivado do leite, obtida por meio do batimento do creme de leite (nata), rica em gorduras saturadas e colesterol.

E a Margarina é obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais (ricos em gorduras insaturadas), que é um processo onde as moléculas de hidrogênio são incorporadas às moléculas de gordura artificialmente, a uma temperatura bastante elevada, transformando a gordura insaturada em parcialmente saturada (a alta temperatura modifica as moléculas).

 Durante a hidrogenação, as altas temperaturas transforma as moléculas de gordura em gorduras trans e gorduras saturadas.

No entanto, a  manteiga, por ser derivada do leite, possui níveis de colesterol e de gorduras saturadas, e tem, sim, um valor calórico considerável. No entanto, se consumida com moderação, faz bem à saúde.

A melhor solução é consumir estes alimentos com moderação ou substituí-los por outros mais saudáveis como requeijão light, cream cheese light ou queijo tipo cottage, que além de serem menos calóricos, oferecem mais nutrientes como cálcio e proteínas.

Conclusão: Lendo vários sites de nutrição na internet e vendo a opinião de especialistas, o melhor mesmo é consumir a manteiga, com moderação é claro.


0 falaram:
Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premi ger Themes | Premium Wordpress Themes